century tubos
Century

A diferença e as aplicações dos tubos de aço rosca

Muito utilizado para residências, comércios e a indústria, os tubos de aço com rosca da Century Tubos são uma ótima opção para quem precisa ter qualidade e segurança na condução de materiais fluidos, água, gás, ar comprimido, óleo e vapor.

Os tubos rosca são feitos de aço carbono galvanizado, o que garante maior resistência às altas temperaturas e materiais inflamáveis, seguindo a norma NBR 5580, que determina as suas dimensões, proteções, processos de fabricação e revestimento. Essa norma deve ser cumprida à risca para a sua comercialização.

A rosca, propriamente dita, está em suas extremidades, sendo ligadas com outros tubos, formando a linha de tubulação. Os modelos disponíveis de tubos rosca quando falamos de suas ligações são:
Cônica-paralela
Cônica-cônica
Paralela-paralela

No mercado, existem três tipos de tubos de aço rosca muito utilizados e comercializados, sendo eles: tubo rosca BSP, tubo rosca NPT e tubo rosca com ranhura (grooved). Como posso diferenciá-los e utilizar o modelo certo em meu negócio? Vamos explicar neste post quais as diferenças entre um e outro.

Diferenciando os tipos de tubos de aço rosca

Conheça a seguir quais os tipos de tubos de aço rosca mais utilizados pelo mercado:

Tubos rosca BSP

Recomendados para instalações domiciliares, prediais e industriais de baixa responsabilidade, devem ser utilizados seguindo à risca a NBR 5580 quanto aos tamanhos de seus diâmetros externos. As roscas BSP possuem diversas variações: BSP, BSPT, BSPP, rosca G, rosca Gás, entre outras.

Possui uma vedação pelos seus filetes, adicionado com uma proteção feita com fita de teflon, garantindo maior resistência. O tipo de rosca e o diâmetro precisam atender a norma vigente. Como a quantidade de fluidos em residências, comércios e pequenas empresas é menor, a rosca BSP consegue atender a cada um com qualidade, sem riscos de vazamento, quando bem instalado e protegido.

Tubos rosca NPT

Mais robusto que a rosca BSP, o tubo rosca NPT é ideal para grandes empresas que tem alta demanda de fluidos utilizados e que precisam de tubos com elevados níveis de confiabilidade e pressão. Como o nível de exigência é maior, os diâmetros externos devem seguir a norma NBR 5590, a mesma utilizada para tubos de incêndio.

Tubos rosca com ranhura (grooved)

Estes tubos utilizam acoplamentos mecânicos para unir os tubos, conexões e válvulas, substituindo assim o processo de solda e rosca. Esta ranhura é realizada por laminação (rool groove) na sua extremidade, utilizando uma máquina específica para isso.

A conexão é feita entre tubos através de um anel de vedação contra vazamentos e um acoplamento encaixável nas ranhuras e fixado com parafusos e roscas, o que permite agilidade, segurança e um ambiente limpo, evitando o uso do fogo para fazer as conexões e acoplamentos.

Importante

Sobre as roscas BSP e NPT, o tamanho de seus diâmetros externos são iguais em algumas medidas nominais e praticamente iguais em outras medidas. A rosca BSP e NPT são normalizadas até 6 mm de diâmetro.

A recomendação é que não se trabalhe com roscas acima de 2.1/2 mm, por causa das dificuldades na hora da instalação, principalmente quando se usa a chave de aperto.

Com estas informações, será possível definir a melhor aplicação de rosca para os tubos que necessitarem de instalação ou manutenção no ambiente desejado. Para isso, conte com a Century Tubos e tenha tubos de aço rosca de alta qualidade, planejados para as suas necessidades e que seguem à risca todos os parâmetros das normas NBR. Entre em contato e faça seu orçamento conosco!

Contato ENVIE UM E-MAIL
Faça um Orçamento Nós te Ligamos
Fale conosco no Whatsapp!