century tubos
Century

Como se produz os tubos de aço com solda

Os tubos de aço estão presentes em diversas atividades industriais do nosso mercado, como nas áreas químicas, as petroquímicas, as refinarias de petróleo, indústrias alimentícias, de processamento e na área farmacêutica. Os tubos de aço estão presentes em diversas atividades industriais do nosso mercado, como nas áreas químicas, as petroquímicas, as refinarias de petróleo, indústrias alimentícias, de processamento e na área farmacêutica.

Atualmente, existem dois tipos de tubos disponíveis no mercado: Os tubos de aço sem solda e os tubos de aço com solda, modelo que ganhou o mercado e se consolidou como o mais utilizado. Com as grandes transformações nos seus controles de processos, nos modelos de ensaios não destrutivos, os tipos de acabamento evoluíram e ficaram mais rápidos, entre outras mudanças fizeram com que os tubos de aço com solda substituíssem as versões antigas e chegar ao topo.

Os tubos soldados receberam também um novo codinome: o Soldado por Resistência Elétrica, abreviado em inglês por ERW. O diferencial deste modelo está nas tolerâncias dimensionais e no seu processo de fabricação, entre outras razões que explicaremos neste post.

Tipos de produção dos tubos de aço com solda

Na hora de fazer a tubulação da sua empresa, escolher quais tubos trabalhar será a diferença entre um projeto de sucesso e constantes dores de cabeça e preocupações com qualidade, resistência e durabilidade da instalação. Com o tubo soldado, o risco é muito menor porque durante a sua produção, ela passa por processos bem definidos.

Saiba quais são:

1. O processo de soldagem do tubo é realizado de duas formas: a longitudinal e a espiral

Na forma longitudinal, a solda é feita a partir de uma geratriz do tubo que vai se alongando por toda a sua extensão, onde a corrente elétrica é passada através das superfícies que precisam ser soldadas entre si. A resistência à esta corrente gera o calor que irá formar a solda. Disso, sai o nome ERW.

Na forma espiral, a matéria-prima da solda é uma bobina de indução que atrairá a corrente necessária, a resistência e o calor suficiente para soldar o tubo. Esse processo é muito utilizado para tubos de aplicações críticas, como na área de energia.

2. A solda possui dois tipos: a de topo e sobreposta

A solda de topo é mais utilizada em tubos soldados em processos com adição de metal e tubos de pequeno diâmetro com solda elétrica. A solda sobreposta é destinada aos tubos de grande diâmetro.

3. Tolerância de diâmetro

A produção dos tubos de aço com solda é feita com tolerâncias dimensionadas mais apertadas. Com isso, o produto fica mais consistente e diminui a quantidade de perda do material por erros na hora do corte.

Estes passos da produção precisam ser seguidos à risca para que sua instalação tubular tenha qualidade e consiga atender todas as suas necessidades. Na Century Tubos, temos os tubos de aço com solda de várias medidas, com uma vasta cartela de especificações direcionadas para atender o seu negócio.

Entre em contato, converse com um de nossos representantes e receba toda a assistência para esclarecer suas dúvidas. Aqui na Century Tubos, prezamos pela qualidade, vanguarda e as melhores soluções em tubos de aço para a sua empresa.

Contato ENVIE UM E-MAIL
Faça um Orçamento Nós te Ligamos
Fale conosco no Whatsapp!